segunda-feira, 22 de maio de 2017

Em parceria com a UFC, Seduc lança mais uma turma de mestrado exclusiva para professores da Rede Estadual

Com o objetivo de estimular a qualificação profissional dos educadores e incentivar o aperfeiçoamento da Educação, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou, na manhã desta segunda-feira (22/05), o edital para uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O lançamento ocorreu na Reitoria da UFC com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar; da secretária adjunta, Márcia Campos; do reitor da UFC, Henry Campos; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Gomes Souza Filho; da coordenadora do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências e Matemática; Maria Gorete da Silva; do vice-coordenador do curso, Carlos Alberto de Almeida; além de coordenadores e técnicos da Seduc.


O processo de seleção ofertará 30 vagas destinadas aos professores efetivos e detentores de função da rede pública estadual de ensino da capital e do interior, que terão a pós-graduação financiada nos termos da Lei n° 16.157 de 26 de dezembro de 2016. As inscrições seguem até o dia 17 de junho de 2017.


O processo seletivo é composto de três etapas de caráter eliminatório e classificatório, contendo prova escrita de avaliação do conhecimento, pré-projeto e análise do Curriculum Lattes. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu) e imprimir o comprovante de inscrição gerado pelo sistema. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de julho de 2017.


O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem duração de dois anos. As aulas acontecerão, semanalmente, às sextas-feiras (no horário de 18h às 22h) e aos sábados (de 8h às 17h), no Campus do Pici – UFC, Centro de Ciências. O início do período letivo será em 16 de agosto de 2017.


Esta é a terceira pós-graduação ofertada para os professores da rede estadual. Em dezembro, foi lançado um edital com 30 vagas para o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (Específica para Tecnologia Social – Seduc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No início de maio, foi aberta seleção para oferta de 35 vagas para os docentes no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFF).


O secretário da Educação destaca o simbolismo da parceria do Governo do Ceará com a UFC para promover um mestrado na área de ciências voltado aos professores da rede estadual. “Esta é uma iniciativa pioneira e de extrema relevância do Governo do Ceará. É uma promessa que o governador Camilo Santana fez aos professores e que está se concretizando agora com o objetivo de promover a valorização profissional e a qualificação dos professores, buscando com isso melhorar o nível de educação da rede pública do Ceará. Essa formação vai garantir que isso possa repercutir em ações de qualidade na sala de aula”, destacou o secretário da Educação, Idilvan Alencar.


O reitor Henry Campos também ressaltou a importância do mestrado para a formação dos professores da rede estadual. “Esta parceria tem um simbolismo muito grande porque a UFC sempre teve esse compromisso forte com essa questão da formação dos professores e, agora, com o Mestrado Profissional, a gente ganha mais uma modalidade de articulação e de formação. Isso é muito bom porque esses mestrandos vão certamente exercer um papel de influência e qualificação na rede. Sempre trabalhamos em articulação e, agora, a gente chegou no primeiro mestrado. Certamente, virão outros e espero que, em breve, a gente possa ofertar o doutorado profissional”, declarou Henry.


Confira aqui o edital e o aditivo.


Informação da
Assessoria de Comunicação da Seduc