quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Seis municípios recebem visita técnica da Semace, dentre eles Ibaretama

Em continuidade ao trabalho de conscientização para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Ceará, técnicas da Diretoria Florestal (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), visitaram ontem, quarta-feira (19) os municípios de São Gonçalo, Paracuru, Quixadá, Choró. O objetivo é promover mobilizações junto às prefeituras, sindicatos e comunidades no tocante à realização do cadastramento. Hoje, quinta-feira(20), a programação das agentes atingiu os municípios de Ibaretama e Ibicuitinga.
Nessas ações são priorizadas as sedes municipais onde serão instaladas bases de apoio para a execução do projeto. Na ocasião, as técnicas da Diflo da Semace orientam e explicam sobre a necessidade do cadastramento, com o intuito de gerar a formação de agentes multiplicadores para sensibilizar os proprietários de terrenos e imóveis rurais, além de auxiliá-los no trabalho de cadastramento no Sistema do Car. A iniciativa resulta da continuidade de uma articulação iniciada em 2015 para elaboração de um projeto aprovado junto ao Fundo Amazônia e BNDES.
O CAR trata-se de um registro eletrônico no âmbito nacional, que atende as recomendações do Código Florestal, Lei nº 12.651/2012. É obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como benefício a regularização ambiental das áreas degradadas do país, bem como criar uma base de dados completa sobre a situação ambiental. O sistema permite criar estratégias para monitoramento e controle dos recursos naturais.

Fonte: www.cearaagora.com.br/