sábado, 13 de fevereiro de 2016

Pigoitas na entrada da cidade são aterradas em Ibaretama

A Prefeitura de Ibaretama, na última terça-feira, 09, concluiu o aterramento das duas antigas pigoitas próximas ao hospital municipal, numa das entradas da cidade, sentido Quixadá-Fortaleza, às margens da CE 359 BR122. 

Ação esta, que contribui tanto para a eliminação, do tão temido risco zika na área, quanto a realização de sonho antigo dos moradores. 



A área conhecida como Inferninho (devido aos problemas diversos encontrados: muriçocaral, poças d'águas em frente às casas, fedor, risco de doenças e demais mazelas), agora já pode até ser chamada de Céuzinho, comenta seu Arlindo, morador do entorno. 





As pigoitas (termo regionalista, propriamente cearense que significa pequenos lugares onde se acumulam águas da chuva ou provenientes de esgotos, tradução feita pela professora do Ensino Médio, Evilma Ferreira) já não são mais problemas para os moradores, que já sonham com pavimentação e iluminação. "Não vejo a hora de ver esse espaço pavimentado e iluminado para fazer minhas caminhadas, diz Seu Manoel.  


Há anos, estes locais de acúmulo de água, atormentavam a vida dos moradores, representando riscos de doenças e trazendo grande preocupação para os moradores.

Foi uma obra simples, mas de grande valor para nós. Há muito tempo moro aqui, e sempre pedi a Deus para ver esse momento acontecer. Meu vizinho, faleceu e não teve a oportunidade de ver seu sonho realizado. Mas seus filhos e esposa estão vivos para ver o feito. Agradecemos a prefeita Elíria por ter olhado pra nós aqui do Inferninho, diz seu Arlindo.

Ao todo, foram mais de mil carradas de areia e piçarra, material doado pelos irmãos José Acélio (Zé do Mercantil) e Celino, comerciantes bastante conhecidos na cidade. Reforça a assessoria da prefeita.