segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SDA abre licitação para construção de Módulos Sanitários de esgotamento em Ibaretama e mais 23 municípios

O investimento para o projeto é de aproximadamente R$ 23 milhões.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), abriu licitação para a construção de 2,2 mil módulos sanitários de esgotamento. O projeto deverá atingir os municípios de Aracati, Banabuiú, Boa Viagem, Capistrano, Choró, Ibaretama, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Mauriti, Mombaça, Morada Nova, Potengi, Quixeramobim, Quixeré, Russas, Santana do Acaraú, Senador Pompeu e Sobral.

O projeto conta com subsídios do Banco Mundial e do Governo do Estado, beneficiando ao todo 2.262 famílias. As obras serão executadas pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José III, e devem contar com investimento de aproximadamente R$ 23 milhões.

O edital para licitação também prevê os procedimentos de limpeza dos tanques, bem como menciona os intervalos de limpeza, remoção periódica do lôdo e devida remoção do lôdo digerido. Também está previsto pelo Projeto São José, via Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura – IICA, a contratação de um consultor que realizará um estudo de viabilidade técnica e financeira, com o objetivo de realizar a manutenção das fossas sépticas dos módulos sanitários. A Gerência de Aquisições do PSJ III já está com os procedimentos para contratação para esta atividade.

Na gestão e manutenção dos sistemas de módulos sanitários, a exemplo dos sistemas de abastecimento de água, está sendo prevista a participação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR).

Informação via Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
 Rhaíza Lima - rhaiza.lima@sda.ce.gov.br - 85- 3101-8137
Aécio Santiago - aecio.santiago@sda.ce.gov.br - 85- 3101-8137