terça-feira, 29 de setembro de 2015

ENEM: No Interior do Ceará professora dá aula de redação aos sábados gratuitamente

Em Ibaretama, no sertão central cearense, uma professora de Língua Portuguesa, de uma escola do Ensino Médio, faz sua parte e  contribui nas suas horas de folga, na preparação dos educandos para o ENEM.

Trata-se da educadora Kilvania Cavalcante Camurça, da E.E.M Cônego Luiz Braga Rocha, que desenvolve um trabalho voluntário na preparação dos jovens ibaretamenses para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Especificamente naquela, que na edição anterior, foi a vilã de grande parte dos candidatos de todo o território nacional, a tão temida Redação.

As aulas acontecem aos sábados (depois de uma semana atuando em duas escolas, nos turnos manhã e tarde) de 7h 30min às 10h 30min, na sede do município, na E.E.M Cônego Luiz Braga Rocha. Com este trabalho, Kilvania pretende melhorar o índice da escola e consequentemente do município. Usando de diversas estratégias, como vídeos motivacionais, textos complementares, letras de músicas, edições de jornais, revistas e outros, a professora ministra gratuitamente para alunos e ex-alunos que se submeterão ao Exame Nacional.

Sempre acho que como professora falta fazer mais, e me sinto bem quando faço isso pelos meus alunos e ex-alunos, gosto do que faço e não me vejo fazendo outra coisa. Me sinto realizada como profissional. Comenta a docente.

A educadora, pós-graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, deixa um recado aos seus discentes em relação aos próximos dias, antecedentes ao ENEM: "Não adianta correr é preciso partir a tempo". (Jean de la Fontaine)

Em relação ao apoio, a educadora enfatiza a colaboração da Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha em ceder o espaço físico, a reprodução do material didático, impressões e equipamentos eletrônicos.