quarta-feira, 1 de julho de 2015

Educação: Ibaretama entre os piores desde a criação do SPAECE - Atuais Gestores pedem a união de Todos

A prefeita Elíria Queiroz (PSD) e o atual secretário municipal da Educação e Cultura, Marcos Oliveira, estiveram no último dia 29, segunda-feira, em Fortaleza, quando da apresentação, pela vice governadora do Ceará, a ex- secretária da Educação Estadual, Izolda Cela e o atual secretário da educação do estado do Ceará, Maurício Holanda, dos dados do Spaece 2014. Ibaretama apresentou índice "suficiente" (que vai de 125 a 150 pontos).

Com 142,4 pontos (Spaece-Alfa-2ºano), Ibaretama ocupa a indesejável penúltima colocação no estado, já o vizinho município, de porte médio alto, Quixadá, aparece logo a seguir na antepenúltima colocação com 143,4 pontos. Ibicuitinga com 148,6; Morada Nova com 143,8; Juazeiro do Norte com 136,8; Crato com 145,5; Paramoti com 145,4; Icó com 147,8; Aurora com 148,5; Itapajé com 149,1  e Fortaleza com 147, 3 também estão no grupo dos "suficiente". 

O momento não é um dos melhores, embora ações e esforços estejam sendo encaminhados e realizados, se faz necessário uma 'Ação Conjunta'. Todos nós, devemos falar a mesma linguagem, quem antes era gestor educacional de birô, hoje atua diretamente na sala de aula. Mais experiência, mais qualificação. Não adianta procurarmos culpados, e sim, soluções para sairmos desta situação. As diferenças políticas partidárias, devem ser deixadas de lado neste momento. A 'bandeira da Educação' deve ser defendida por todos. Não é a toa o lema federal: "Pátria Educadora". Juntos, entidades governamentais, não governamentais, associações, pais, família e sociedade devem abraçar a causa. Salienta o secretário Marcos Oliveira.

Em contato com o Blog, o Ouvidor do Município, Karpegeanne Vieira, também se pronunciou acerca do assunto: "Ibaretama sempre figurou entre os dez últimos desde que o sistema de avaliação foi criado, avançamos com relação a 2012, investimos em melhores salários e nos esforçamos para mudar a realidade, visto que em Ibaretama a força política partidária mais atrapalha que ajuda, confio nos educadores de Ibaretama e devemos trabalhar para em breve conquistar novos horizontes."

Já a prefeita Elíria, reconhece a difícil situação e conclama a todos pela reversão do quadro. "Não é hora de atirarmos pedras. Temos excelentes educadores e funcionários que se doam integralmente na educação, de um modo em geral. Então juntos, conseguiremos reverter esse momento de dificuldade que enfrentamos. A Educação é de Todos. Não é hora de comemoração, como alguns estão a fazer, quem comemora é porque não tem nenhum compromisso para com os filhos de Ibaretama. Comenta a prefeita.