sexta-feira, 17 de abril de 2015

Ecologia na Serra Azul - Equipe da Rede Globo visita Ibaretama para conhecer o periquito-cara-suja

Periquito-cara-suja (Foto: Paulo Santana/TG)
O Terra da Gente deste sábado (18/4) chega ao Ceará. Na companhia do repórter Paulo Augusto e do repórter cinematográfico Pedro Santana.

Casa nova para o periquito-cara-suja
No centro do estado do Ceará, entre os morros imponentes das cidades de Quixadá e Ibaretama, um arco-íris se forma. No fim, não há um pote de ouro, mas algo muito valioso: uma região rica em espécies e boas histórias, como a do canto que já foi muito ouvido, mas hoje é cada vez mais raro. Por essas bandas, dificilmente se ouve o periquito-cara-suja. Mas nem tudo está perdido. Recentemente, uma equipe de biólogos teve o privilégio de ouvir o canto novamente. E fizeram mais: encontraram um ninho da ave.

A equipe do TG acompanha os biólogos até onde foi avistado o último bando de periquitos na região. A caminhada, 200 metros morro acima, leva ao refúgio das aves. Paulo Augusto e Pedro Santana enfrentam um labirinto de pedras, conhecido como Furna da Onça. Um pouco de contorcionismo ajuda a passar entre as fendas. Mas se quiserem chegar ao periquito-cara-suja, precisam escalar encostas escorregadias.
Escondidos nas alturas, os donos da casa não são receptivos e não aparecem para receber visita. O jeito é seguir por mais cem quilômetros de viagem. Mas isso fica para o dia seguinte.

Informação do G1