sexta-feira, 20 de março de 2015

Ibaretama registra segunda maior precipitação do Ceará no dia de São José

Dez municípios do Ceará registram chuva no feriado de São José


A segunda maior precipitação ocorreu em Ibaretama com 12 milímetros

Fortaleza foi a cidade que registrou a maior chuva, de 12.6 milímetros.
Previsão da Funceme para sexta-feira é de céu com nebulosidade variável.

Do G1 Ce

O dia de São José não foi de muitas chuvas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta quinta-feira (19), choveu apenas em dez municípios cearenses. No dia do santo padroeiro, os sertanejos esperam que seja de chuva como "sinal" de uma boa quadra chuvosa.

Fortaleza foi a cidade que registrou a maior chuva, de 12.6 milímetros. A previsão da Funceme para sexta-feira (20) é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no norte e sertão. A segunda maior precipitação ocorreu em Ibaretama com 12 milímetros.Russas, Morada Nova e Maracanaú registraram precipitações de 9.0, 8.6 e 6.0  milímetros respectivamente.
Para sexta-feira é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no norte e sertão.  “Áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a zona de convergência intertropical está afastada do Estado”, explica o meteorologista Leandro Valente.

  • Quadra chuvosa  A Funceme lembra dois exemplos da ausência de correlação entre o dia 19 de março e a qualidade da quadra chuvosa. Em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses.
Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados de fevereiro a maio, enquanto a média é de 607,4mm. Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm.
Esperança
De acordo com a crença religiosa, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o sertanejo terá um ano de muita chuva. Funceme afirma que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de chuvas no dia de São José com a qualidade da quadra chuvosa.