quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Futebol Amador - Há 15 anos Ibaretama era Vice Campeã do Estado do Ceará

HÁ 15 ANOS IBARETAMA ERA VICE CAMPEÃ DO ESTADO DO CEARÁ 


Em 09 de janeiro de 2000 Ibaretama disputava final no PV - Avelar Rodrigo apitava e Wladyerisson jogava



Por Georzito Ferreira Inácio;

No dia 09 de janeiro de 2000, a seleção de Ibaretama chegava ao ápice do futebol ibaretamense, enfrentava a seleção de Pacajús, no Estadio Presidente Vargas em Fortaleza, pela final do XXVI INTERMUNICIPAL. A equipe aparecia para a crônica esportiva cearense como surpresa (zebra) do certame.

Ibaretama chegou a final, após vencer na semi-final a equipe de Maracanaú (favorita) nas penalidades máximas.

Na fase anterior, Ibaretama historicamente forçou uma partida extra (onde eliminaria o Fênix) com o time da capital cearense, em pleno solo alencarino, no campo do Terra e Mar. Nesta partida, aos 47 da segunda etapa, Ibaretama venceu o jogo de virada, fora de seus domínios, com gol de Marquinhos.

Nem, ex- atleta do Quixadá Futebol Clube (atualmente Cabo Ferreira da PMCE) ainda marcou para o time ibaretamense e o goleiro Nilton, ex- Quixadáhavia defendido um pênalti quando a partida estava favorável ao Fênix, ou seja, quando o Fênix vencia por 1 a 0.

Com a vitória de Ibaretama, houve a necessidade de uma terceira partida entre ambas, já que o time da Serra Azul, havia perdido em casa (no Campo do Bonito) pelo placar de 1 a 0 no primeiro duelo.

No terceiro confronto, a equipe saiu desacreditada por boa parte dos torcedores, porém Ibaretama tirou do páreo a equipe da capital, o Fênix, em partida realizada em estádio neutro, que foi o Asis Benício em Pacajús, vencendo pelo placar de 3 x 1, credenciando-se assim para a semi-final da competição contra o Maracanaú.

A seleção de Ibaretama era dirigida pelo técnico Abel Lemos, enquanto Pacajús pelo ex-jogador, conhecido nacionalmente, Argeu dos Santos.

Ao chegar à final do XXVI, Ibaretama bem como Pacajús, já garantiram vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol profissional. Conquista essa que não veio a se concretizar por parte de Ibaretama.

Ibaretama com o vice campeonato ficou com a Taça Radialista Edilson Alves.

Desde então, não mais se vira o nome de Ibaretama nas páginas dos periódicos cearenses e nem se ouvira seu nome nas rádios em matérias esportivas com tamanha importância.

O time vice-campeão do estado do Cerá no XXVI Intermunicipal de futebol, no dia 9 de janeiro em 2000, foi a campo com a seguinte formação:

Nilton, Georzito, Reginaldo, Cleilson e Milton (Marcelo); Wladyerisson (Chiquinho), Deusimar, Sérgio (Wellington) e Max; Marquinhos (Lucas) e Nem.
Técnico: Abel lemos

Pacajús:
Clenilson, Abacate, André Pascoal, Damir e Arnoldo; André Garrote, Evandro (Iranildo), Fitinha (Alex) e Marciano (Leandro); Dé e Luciano (Ronaldo)
Técnico: Argeu dos Santos

Local: Estadio Presidente Vargas (PV)
Árbitro: Avelar Rodrigues, assistências: Mauro Pires e Mauro Bastos;
Renda: R$ 6.672,00
Público: 3.336 pagantes

Foto - Arquivo pessoal de Deusimar ; XXVI Intermunicipal de Futebol - Jogo Ibaretama 1 x 0 Baturité; Em pé da equerda paraa direita: Abel Lemos, Nilton, Wladyerisson, Marlon, Cleilson e Milton; na mesma ordem agachados: Nenê, Marquinhos, Georzito, Sérgio, Deusimar e Wellington; local - Bonito - Ibaretama.Ce - Ano 1999 
Prefeito de Ibaretama: Manoel Moraes Lopes
Presidente da LIDERI: Deca Viana

Informações: Diário do Nordeste; Esporte Emoção – revista do amadorismo - janeiro/2000 nº22 com adaptações de Georzito Ferreira Inácio e colaboração de Aucimar Vieira;