quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ELEIÇÃO À VISTA: NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO IBARETAMENSE


PSD de Ibaretama veta candidatura de vereadora e lança atual presidenta da Câmara Municipal


O Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD), em Ibaretama, realizou reunião e decidiu que a atual presidenta da Câmara Municipal, Tereza Carla Brasilino de Freitas – a “Carlinha do Hospital”, será a única candidata da sigla com o objetivo de disputar a Eleição do Poder Legislativo para o biênio 2015/2016.
Conforme a presidente do PSD em Ibaretama, Elíria Maria Freitas de Queiroz, houve uma reunião e todos os cinco membros do Diretório foram convocados, mas os membros Tiago Mariano de Sousa e a atual vereadora Elis Regina Nogueira da Silva não compareceram. Em votação, os demais membros decidiram que a única candidata do partido é a vereadora Carlinha, que por sua vez, busca a reeleição.
Conforme a presidência, o objetivo da reunião era decidir um nome para concorrer a Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, como a vereadora Elis Regina não compareceu, esta não poderá se candidatar por vedação partidária. Atualmente, Elis Regina faz parte da oposição e era a candidata dos opositores.
Eliria Queiroz disse que a decisão do PSD está amparada no art. 58, 1º da Constituição Federal e, em função da proporcionalidade partidária, o PSD tem direito de assento de uma vaga na Diretória, uma vez que o partido tem o maior número de vereadores.
As vereadoras Elis Regina e Carlinha colocaram os seus nomes a disposição, mas por maioria, o partido entendeu que Carlinha deve ser a candidata.
Sobre a decisão do partido que veta a candidatura de Elis Regina, o portal Revista Central consultou o advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Vicente Aquivo, onde confirma que o partido tem autonomia de decisão, uma vez que a vaga pertence ao PSD..
A oposição também não poderá lançar a candidatura do vereador Carliando, uma vez que deixou seu partido e está em uma sigla nova.
O portal Revista Central tentou contato com a vereadora Elis Regina, mas familiares disseram que ela está em uma praia no litoral cearense, juntamente com outros vereadores há quase duas semanas.
INFORMAÇÃO DO REVISTA CENTRAL;
Com pequenas adaptações;