quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Em Ibaretama no CE, agricultores começam a receber o seguro Garantia-Safra

Parcelas representam alívio para quem perdeu quase tudo com a seca.
Mais de 50 mil agricultores vão receber cinco parcelas de R$ 170.

Do Globo Rural
Agricultores do Ceará começaram a receber a primeira parcela do Garantia-Safra, um alívio para quem perdeu quase toda a produção por causa da seca.
Ibaretama fica no sertão central do Ceará, a 136 quilômetros de Fortaleza. Na única agência lotérica da cidade o movimento foi intenso, os agricultores foram receber a primeira parcela do seguro Garantia-Safra.
O benefício quase não chega ao município. O Governo Federal não reconhecia Ibaretama como uma das cidades em situação de emergência por causa da estiagem e os agricultores precisaram provar que 2014 foi marcado por uma das piores colheitas dos últimos 10 anos.
Depois da reivindicação, Ibaretama apareceu na lista dos municípios beneficiados, ao lado de outras 27 cidades do estado. Mais de 50 mil agricultores vão receber R$ 170 por mês, até dezembro, em um total de cinco parcelas.
Este é o terceiro ano consecutivo que os agricultores do sertão central do estado sofrem com a falta de água. O Rio Piranji secou e durante todo esse tempo não tem água nem para os animais.
No distrito de Piranji, a família Vieira conta que recebeu o seguro e o dinheiro vai ser usado para tentar compensar o fracasso da colheita: apenas 4 sacos de milho, produção menor cerca de 10% do que foi colhido em 2011, último ano bom de chuva na região.
Segundo a Defesa Civil do Ceará, 169 municípios do estado permanecem em situação de emergência por causa da seca.
Informação do g1.globo.com/;