quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prefeita e educadores de Ibaretama comemoram resultados do Spaece 2013

O município de Ibaretama, sertão central do estado, de acordo com os dados publicados, saiu da situação de prioritário para o desejável(verde escuro).

A prefeita Elíria Queiroz (PSD) acompanhada do secretário municipal da Educação, Sebastião Leonardo, técnicos da SEMEIBA(Secretaria Municipal da Educação de Ibaretama), professores, diretores e coordenadores escolares, comemoraram o avanço. 


Em sua conta oficial no Twitter, a socióloga parabenizou os educadores:"Gostaria de abraçar a TODOS os educadores do nosso querido município de Ibaretama! PARABÉNS e que venham mais conquistas."

Nesta terça-feira, dia 20 de maio, aconteceu, no Ceará, a divulgação dos resultados de 2013 do SPAECE, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica. 

Os resultados foram apresentados pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. O evento, com programação de dois dias, comemorou os sete anos de implementação do Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa), e envolveu a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, que, já em sua sexta edição, é destinado a até 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e a até 150 escolas públicas de 5º ano.

O evento contou com as presenças do ministro da Educação, Henrique Paim, e da coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, uma vez que o CAEd é parceiro da secretaria da Educação do Ceará na realização do Spaece. Com base nos resultados desse sistema de avaliação, a Secretaria da Educação (Seduc) definiu e efetivou uma série de políticas educacionais com vistas à melhoria da qualidade da educação no estado, tanto na rede estadual quanto nas redes municipais de ensino.

Os resultados obtidos pelo estado do Ceará no ciclo de alfabetização têm melhorado significativamente desde 2007, quando apenas 14 municípios se encontravam no Padrão Desejável de desempenho em alfabetização. Em 2012, esse número já chegava a 149 municípios. Isso significa melhoria na qualidade do ensino ofertado e um número maior de alunos alfabetizados na idade certa. O CAEd/UFJF se orgulha de ser parceiro da Secretaria da Educação do Ceará, fazendo parte dessa história.

O município de Ibaretama, sertão central do estado, de acordo com os dados publicados, saiu da situação de prioritário para o desejável(verde escuro). A prefeita Elíria Queiroz (PSD) juntamente com o secretário municipal da Educação, Sebastião Leonardo, técnicos da SEMEIBA(Secretaria Municipal da Educação de Ibaretama), professores,diretores e coordenadores escolares,comemoraram o avanço. 

Em sua conta oficial no Twitter, a socióloga parabenizou os educadores:"Gostaria de abraçar a TODOS os educadores do nosso querido município de Ibaretama! PARABÉNS e que venham mais conquistas."


Veja os números em http://www.spaece.caedufjf.net/resultados/resultados-2013/ 

Informação extraída de http://www.spaece.caedufjf.net/2014/05/20/divulgacao-dos-resultados-do-spaece-2013/ com adaptações; Fotos: Elisa Nogueira/Roberta Sousa; 

Por Lidiane Viana.