sexta-feira, 14 de março de 2014

Escola Cônego dá Inicio ao 1º Campeonato Letivo de Futsal

No intuito de fazer da escola um local mais prazeroso para os jovens e de aproximar o desporto da educação em Ibaretama, a EEM Cônego Luiz Braga Rocha, situada no sertão central do Ceará, promove e realiza mais uma ação pedagógica de destaque na região. 

A junção perfeita entre o esporte e a escola se efetivou na realização do 1º Campeonato Letivo de Futsal, que transcorrerá por todo o ano letivo de 2014.

Para participar, os alunos devem apresentar bons resultados: comportamento, frequência, rendimento acadêmico e outros. 

"Nesta primeira rodada tivemos alunos que não participaram por conta do regulamento, que isto sirva de lição para os demais. O Campeonato há regras, que serão cumpridas a rigor. Queremos sempre o melhor para nossos alunos. Ensinar, mostrar o caminho correto a seguir, é nosso dever enquanto educadores. Afirma a Coordenadora pedagógica Maria Do Céo Freitas.

A abertura do evento contou com a presença de representantes da Crede 12, núcleo gestor, professores, funcionários, pais, comunidade e os astros principais, os alunos. 

Antes de declarar o início dos Jogos, em sua fala, o Diretor, (Monsenhor) Luiz Orlando parabenizou a todos os envolvidos na ação pedagógica-desportiva, desejou sucesso aos participantes, bons jogos, ressaltou a importância pedagógica do evento, devendo sempre prevalecer o espírito esportivo, o companheirismo, a solidadriedade, a formação dos laços afetivos, as amizades. Salientou também o cumprimento de deveres dos alunos, a conduta e os critérios para a participação nas atividades esportivas. 


"Não queremos que nosso aluno se evada, e sim que ele permaneça na escola. Estudando, aprendendo, se esforçando, se dedicando e tendo êxito na sua vida futura, que começa a ser traçada aqui. Não estamos dando nada de graça, em contra partida queremos que nossos alunos se empenhem ao máximo em sala de aula, no aprimoramento de seus estudos. Queremos torná-los cidadãos." Concluiu Monsenhor Orlando.

Como atração principal do dia, os discentes foram premiados com a atuação dos seus Mestres: houve a realização dos jogos dos professores anfitriões contra os professores do município e das professoras enfrentando as ex-alunas.

Antes da bola rolar para os estudantes, houve apresentação de dança, que ficou por conta do Grupo de jovens da Igreja Maanaim, formado por alunos da escola. A Banda Municipal de Música (Jamille Calixto Albuquerque), sob a regência do Maestro José Ferreira Filho (Dudu) também se fez presente.

Ao longo do certame, serão 18 equipes jogando entre sí. A prática pedagógica-desportiva se estende as demais modalidades: vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo, em ambos os sexos. "O esporte é uma grande ferramenta para a educação de nossos jovens, desde que usado de maneira correta", comenta o professor de Educação Física Maciel Inácio

Fotos: Edvanilson Oliveira;