quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Há 14 anos Ibaretama disputava final no PV - Avelar apitou e Wladyerisson jogou

HÁ 14 ANOS IBARETAMA ERA VICE CAMPEÃ DO ESTADO DO CEARÁ 


Por Georzito Ferreira Inácio;

No dia 09 de janeiro de 2000, a seleção de Ibaretama chegava ao ápice do futebol ibaretamense, enfrentava a seleção de Pacajús, no Estadio Presidente Vargas em Fortaleza, pela final do XXVI INTERMUNICIPAL. A equipe aparecia para a crônica esportiva cearense como surpresa do certame.

Ibaretama chegou a final, após vencer na semi-final a favorita equipe de Maracanaú nas penalidades máximas.

Na fase anterior, Ibaretama historicamente forçou uma partida extra (onde eliminaria o Fênix) com o time da capital cearense, em pleno solo alencarino, no campo do Terra e Mar. Nesta partida, aos 47 da segunda etapa, Ibaretama venceu o jogo de virada, fora de seus domínios, com gol de Marquinhos.

Nem, ex- atleta do Quixadá Futebol Clube, ainda marcou para o time ibaretamense e o goleiro Nilton, ex- Quixadáhavia defendido um pênalti quando a partida estava favorável ao Fênix, ou seja, quando o Fênix vencia por 1 a 0.

Com a vitória de Ibaretama, houve a necessidade de uma terceira partida entre ambas, já que o time da Serra Azul, havia perdido em casa (no Campo do Bonito) pelo placar de 1 a 0 no primeiro duelo.

No terceiro confronto, a equipe saiu desacreditada por boa parte dos torcedores, porém Ibaretama tirou do páreo a equipe da capital alencarina, o Fênix, em partida realizada em estádio neutro, que foi o Asis Benício em Pacajús, vencendo pelo placar de 3 x 1, credenciando-se assim para a semi-final da competição contra o Maracanaú.

A seleção de Ibaretama era dirigida pelo técnico Abel Lemos, enquanto Pacajús por Argeu dos Santos.

Ao chegar à final do XXVI, Ibaretama bem como Pacajús, já garantiram vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de futebol profissional. Garantia essa que não veio a se concretizar em realidade por parte de Ibaretama.

Ibaretama com o vice campeonato ficou com a Taça Radialista Edilson Alves.

Desde então, não mais se vira o nome de Ibaretama nas páginas dos periódicos cearenses e nem se ouvira seu nome nas rádios em matérias esportivas.

O time vice-campeão do estado do Cerá no XXVI Intermunicipal de futebol, no dia 9 de janeiro em 2000 que foi a campo:
Nilton, Georzito, Reginaldo, Cleilson e Milton (Marcelo); Wladyerisson (Chiquinho), Deusimar, Sérgio (Wellington) e Max; Marquinhos (Lucas) e Nem.
Técnico: Abel lemos

Pacajús:
Clenilson, Abacate, André Pascoal, Damir e Arnoldo; André Garrote, Evandro (Iranildo), Fitinha (Alex) e Marciano (Leandro); Dé e Luciano (Ronaldo)
Técnico: Argeu dos Santos

Local: Estadio Presidente Vargas (PV)
Árbitro: Avelar Rodrigues, assistências: Mauro Pires e Mauro Bastos;
Renda: R$ 6.672,00
Público: 3.336 pagantes

Foto - Arquivo pessoal de Deusimar ; XXVI Intermunicipal de Futebol - Jogo Ibaretama 1 x 0 Baturité; Em pé da equerda paraa direita: Abel Lemos, Nilton, Wladyerisson, Marlon, Cleilson e Milton; na mesma ordem agachados: Nenê, Marquinhos, Georzito, Sérgio, Deusimar e Wellington; local - Bonito - Ibaretama.Ce - Ano 1999 
,
Informações: Diário do Nordeste; Esporte Emoção – revista do amadorismo - janeiro/2000 nº22
com adaptações de Georzito Ferreira Inácio e colaboração de Alcimar Vieira;