sábado, 28 de dezembro de 2013

Prefeita de Ibaretama finaliza o ano com índice de 61,88% de aprovação

IBARETAMA - Por Georzito Ferreira Inácio;

Em seu primeiro ano a frente do município de Ibaretama, sertão central cearense, distante 136 km da capital Fortaleza, Elíria Queiroz é aprovada pela maioria dos internautas ibaretamenses, dados da maior rede social do mundo. 

Apesar das diversas dificuldades inerentes ao exercício do primeiro ano administrativo, dos novos governantes das prefeituras brasileiras, em especial aos interioranos do nordeste, a prefeita de Ibaretama, socióloga Elíria Maria Freitas de Queiroz (PSD 55), conclui seu primeiro ano de mandato com um índice de aprovação de 61,88%. 

Esta foi a média do índice de aceitação dos últimos seis meses, período em que a rede social mais utilizada atualmente no mundo, o Facebook, através do aplicativo “Enquete Política”, avaliou a atuação dos gestores brasileiros.

Sobre o aplicativo
O aplicativo Enquete Política surgiu em junho de 2012 realizando enquetes sobre intenções de votos para o pleito daquele ano, teve participação de quase 1 milhão de usuários do Facebook naquela ocasião, o aplicativo retornou então em 2013 com o intuito de avaliar a satisfação ou não dos usuários em relação aos políticos nos mais diversos cargos, desde Presidente da República até vereadores municipais.

Metodologia
A participação dos usuários se deu de forma espontânea onde era perguntado a opinião do usuário sobre o político e havia 3 opções de resposta "aprovo", "desaprovo" e "regular", cada usuário só podia opinar uma vez para cada político.

O gráfico ao lado mostra o desempenho de Elíria na visão dos internautas durante o período avaliado. O mês dezembro ainda poderá sofrer alterações, tendo em vista que a consulta  foi realizada dia 28.

Informação com dados extraídos do ranking do Facebook