domingo, 17 de novembro de 2013

TCM encerra, no sertão central, série de encontros no interior

Nos próximos três dias estarão reunidos no município-sede representações de Banabuiu, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Jaguaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.
Francisco Aguiar é presidente do TCM
Francisco Aguiar é presidente do TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza a partir de terça-feira (19/11), em Quixadá, o último dos encontros regionais que vem realizando desde meados de abril deste ano no interior. É o décimo quarto e se prolongará até quinta-feira (21/11), tendo como tônica reforçar a transmissão de informações gerenciais, legais, técnicas e conhecimentos atualizados a gestores e cidadãos dos 184 municípios cearenses. Em Fortaleza, de 09 a 11/12, será encerrada a série de 15 eventos programados para 2013.
Municípios
Nos próximos três dias estarão reunidos no município-sede representações de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Jaguaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.
Meta
A meta do TCM é finalizar o projeto com mais de 10 mil participantes dos 184 municípios, considerados como contingente humano indispensável à disseminação dos conteúdos que têm sido apresentados, criando as bases para uma cultura de controle social.
“O nosso foco, o investimento principal nessa iniciativa e a insistência nesse modelo aberto que privilegia o diálogo direto com as pessoas, sejam agentes públicos ou não”, informa o presidente do TCM, Francisco Aguiar, que também fará a abertura em Quixadá, “é criar as condições necessárias para que a sociedade disponha de mecanismos permanentes de acompanhamento e interação com os administradores dos bens públicos nos municípios. É fundamental que cada um saiba qual é e como exercer bem seu papel em benefício de resultados positivos para a coletividade”.
Em números
Até o 13º Encontro Regional, em Limoeiro do Norte (de 05 a 07/11), foram registrados os seguintes números:
  • 30 pessoas integraram as equipes do TCM por evento;
  • 167 municípios estiveram representados nas sedes dos encontros;
  • 07 instituições parceiras se juntaram ao TCM;
  • 20.450 km percorridos pelas equipes do TCM nas fases de planejamento, preparação e execução;
  • 9.052 participantes;
  • 19.016 cartilhas distribuídas
  • 4.706 alunos compareceram a palestras sobre prática da transparência e controle social.
Parceria
Controladoria Geral da União (CGU), Assembléia Legislativa/Universidade do Parlamento (Unipace), Ouvidoria Geral do Ministério Público Estadual, Secretaria de Planejamento de Gestão/Escola de Gestão Pública, Secretaria Estadual das Cidades/Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, Secretaria da Fazenda do Estado/Núcleo de Educação Fiscal e Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC).
Serviço: Encontro Regional em Quixadá
Período: 19 a 21/11
Horário: 9h30min
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – endereço: Estrada do Cedro, KM 05 (Quixadá).
Com informações da Assessoria