quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Diálogo Municipalista no Ceará - dezenas de prefeitos e prefeitas participam do encontro

Diálogo Municipalista 2013 acontece no Ceará

"Após ouvir uma série de demandas e solicitações por parte dos prefeitos e prefeitas presentes, a diretora técnica da CNM, Elena Garrido deu início ao Diálogo Municipalista 2013."

No intuito de promover discussões sobre as práticas da administração pública local, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vem realizando em todos os Estados do Brasil o Diálogo Municipalista 2013. 

A realização do evento no Ceará, contou com o trabalho e a articulação da Aprece. O encontro, aberto na manhã desta terça-feira (29), no auditório da entidade municipalista cearense, se estendeu durante todo o dia, contando com a presença de dezenas de prefeitos e prefeitas (inclusive a de Ibaretama, Elíria Queiroz), além de secretários, assessores e técnicos municipais.
Dando boas-vindas aos participantes, a presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, deu alguns informes importantes antes do início dos trabalhos por parte da CNM. Entre os pontos que ela abordou, destaque os relacionados a Finanças, Saúde, Educação e ao Desenvolvimento local. Na oportunidade, também foram pormenorizadas ações da Aprece junto à Receita Federal, Coelce, Secretaria de Saúde do Estado, além de detalhada recente missão à Israel, oportunidade em que foi assinado convênio para a instalação de uma fazenda modelo em Quixeramobim, no Sertão Central.
Adriana Pinheiro ressaltou que, para a Aprece, é muito importante a participação dos gestores municipais no encontro, principalmente por este ser um momento para a discussão das melhores práticas para a administração local e outros projetos que podem contribuir para o desenvolvimento municipalista. Após ouvir uma série de demandas e solicitações por parte dos prefeitos e prefeitas presentes, a diretora técnica da CNM, Elena Garrido deu início ao Diálogo Municipalista 2013.
Ela explicou que se trata de uma ação para atualizar sobre as principais dificuldades do movimento municipalista e ouvir os problemas dos municípios de modo a instrumentalizar as ações da CNM. “É também uma oportunidade de trazer informações sobre como a Confederação vem trabalhando e lutando em favor dos municípios em Brasília, sempre em parceria com as diversas associações estaduais, a exemplo da Aprece.
O coordenador de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz, fez uma apresentação de dados sobre as principais linhas de atuação da Confederação e as grandes demandas municipais que vem sendo priorizadas. Ele falou sobre o Projeto Experiência Municipalista, ITR e ICMS, com Eduardo Stranz. A questão da Iluminação Pública, ficou a cardo de Marco Regulatório da Mineração e Despesas de Pessoal da CNM e outros temas de interesse dos municípios foram abordados por Elena Garrido. Foram mostradas, ainda, as iniciativas desenvolvidas pela CNM na área de tecnologia, como as ferramentas de gestão pública Urbem, CidadeCompras e Site Municipal. O encontro contou também com a participação da representante titular do Nordeste na CNM e ex-presidente da Aprece, Eliene Brasileiro.
A série de encontros Diálogo Municipalista pelos Estados do Nordeste brasileiro termina nesta quinta-feira (31). O último evento vai com gestores municipais do Maranhão, em São Luís. Mas antes dele, em Teresina (PI), na quarta-feira (30).


Informação com adaptações via APRECE;