quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Em Ibaretama: Dia de Campo da Cultura do Algodão

No município de Ibaretama, mais precisamente na localidade de Várzea de Cima, Dia de Campo da Cultura do Algodão.

FotoA comunidade local recebeu hoje, 29, as visitas da prefeita Elíria Queiroz, do Instituto Agropolos do Ceará na pessoa do presidente Leonildo Peixoto, da equipe do Plano Brasil sem Miséria, do secretario da SDA de Ibaretama Cláudio de Paula, de técnicos agrícolas municipais, estaduais, regionais, EMATERCE, FAEC, sindicatos, secretária de Ação Social, agentes rurais e agricultores da região. 

O Objetivo da visita foi a revitalização do ouro branco, uma forte alternativa de renda para o sertão cearense. Uma renovação nas esperanças do homem sofrido e calejado do campo, que constantemente enfrenta secas e mais secas. 

"Voltar a plantar algodão é um sonho para nós, seria a nossa maior riqueza", afirma um dos agricultores.

De acordo com especialistas, com novas tecnologias, assistência técnica e ampliação de conhecimentos, como o arranquio e a queima controlada, o algodão pode ser revitalizado e ser mais uma alternativa de renda para o Sertão numa parceria entre Embrapa - Ematerce - Agropolos e o Governo Municipal.

Quem também presenciou o evento foi a equipe jornalistica do Nordeste Rural.

De acordo com o assessor da SDA de Ibaretama, Ednaldo Calixto, o ouro branco esta de volta no sertão central e em Ibaretama. A prefeita Elíria Queiroz irá trabalhar em prol do desenvolvimento desta cultura no municipio, " já que temos terra fértil e clima ideal". Com parcerias dos órgãos governamentais iremos construir uma agricultura familiar forte. Conclui Calixto.




Foto: Agropolos: hoje em Ibaretama, na localidade de Várzea de Cima, Dia de Campo da Cultura do Algodão.


Foto

Foto

Foto

Foto: Agropolos: hoje em Ibaretama, Fazenda Várzea de Cima, Dia de Campo da Cultura do Algodão. Entrevista para o Nordeste Rural.



Fotos: Facebook Leonildo Farias;