quinta-feira, 13 de junho de 2013

Em Ibaretama: Prefeita Elíria Queiroz vai às escolas escutar os alunos e participa da 1ª Assembleia Escolar

Numa ação inovadora e de aproximação com os alunos e a escola, a prefeita e socióloga Elíria Queiroz reservou a tarde de ontem (12) para ouvir os alunos da EEF Fco. José de Freitas em Oiticica, um dos maiores distritos de Ibaretama.

A secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ibaretama juntamente com as escolas pólos municipais iniciaram a realização de Assembleias Escolares objetivando a discussão e resolução conjuntas com a comunidade escolar dos problemas cotidianos inerentes ao processo ensino-aprendizagem nas escolas municipais de Ibaretama.

Na tarde de ontem (12), na EEF Francisco José de Freitas no distrito de Oiticica foi realizada a 1ª Assembleia Escolar de Ibaretama. O evento escolar contou com a presença da prefeita municipal Maria Elíria Freitas de Queiroz, da presidenta da Câmara, a vereadora Tereza Carla, da Secretaria de Educação Maria Melo, da assessora Maria do Céo de Freitas Alves, do psicólogo Pe. Natal Nunes, do secretário de Serviços Públicos e Urbanismo, o professor Walter Rebouças, de técnicos da secretaria municipal da educação, professores, pais, alunos e motoristas do transporte escolar.
Os alunos apontaram problemas rotineiros e que vem de certo modo atrapalhando o bom desempenho acadêmico dos educandos. Em seguida emitiram suas opiniões na resolução dos  citados problemas, expressaram suas ideias e dessa maneira aproximaram-se do real papel de cidadãos.

Projetos trabalhados e pensados em sala de aula foram expostos à comunidade escolar, às autoridades, num diálogo saudável e democrático. Os motoristas por sua vez também participaram expressando seus pensamentos, seus anseios acerca das problemáticas apresentadas e favorecendo assim para as possíveis resoluções. 

As autoridades ouviram, debateram, argumentaram e os problemas apresentados foram encaminhados para futuras resoluções, garantiu a chefe do poder executivo. “Eu me comprometo em buscar soluções para esses problemas apresentados por vocês”.

Em suas palavras o psicólogo Pe. Natal Nunes reforçou a importância dos laços entre família e escola para que o aluno tenha um bom aprendizado e um melhor desenvolvimento enquanto ser humano, enquanto cristão. Já a Secretaria Maria Melo, salientou e reforçou a ideia de que a educação é a resolução de todos os problemas sociais que afetam nossa sociedade.

Os presentes parabenizaram à direção da escola, ao corpo docente e discente, a secretaria municipal da educação e ao poder executivo pela iniciativa e se dispuseram a colaborar na realização nas demais assembleias e na resolução dos problemas apresentados pela comunidade escolar.

O momento de ontem, ou seja, as Assembleias Escolares serão estendidas às demais escolas de Ibaretama.


Por Georzito Ferreira Inácio;