segunda-feira, 13 de maio de 2013

PREFEITOS E PREFEITAS DO CEARÁ DEBATEM PROBLEMAS GERADOS PELA SECA


Dentro da programação da Mobilização Nacional pelo Nordeste, a Aprece (Associação dos Prefeitos do estado do Ceará) reuniu, hoje segunda-feira (13), prefeitos e prefeitas (dentre elas Elíria Maria Freitas de Queiroz do município de Ibaretama) cearenses em uma Assembleia Extraordinária. 

O encontro aconteceu, na sede da entidade, por volta das 15h com o objetivo de debater questões ligadas à seca. A mobilização nacional integra todos os estados nordestinos em favor de ações urgentes e eficazes de combate aos efeitos da estiagem.

A ideia é paralisar as atividades das prefeituras municipais cearenses, com manutenção apenas dos serviços tidos como essenciais, a exemplo da Saúde, Educação e Limpeza Pública. 

Na mesma data, gestores municipais seguirão acompanhados de todos os presidentes das associações municipalistas rumo à Brasília, onde eles entregarão para a Casa Civil, Senado Federal e Câmara dos Deputados um documento oficial com todas as reivindicações municipalistas para o enfrentamento desta crise, visando à realização de ações urgentes e eficazes de combate aos efeitos da estiagem.

A Mobilização Nacional pelo Nordeste tem como objetivo alertar todo o país para os resultados da seca na economia e na vida dos nordestinos, com destaque aos pequenos produtores. 

De acordo com a Carta do Nordeste, onde os presidentes das entidades municipalistas dos nove estados da região apresentam as reivindicações para o enfrentamento à seca, este ano mais de 1.400 Municípios nordestinos decretaram Situação de Emergência. Isso totaliza 22% das cidades brasileiras. Quase 10 milhões de pessoas passam por problemas como a falta de água, a perda do rebanho e o desemprego.
 
Além do detalhamento dos prejuízos, na Carta do Nordeste, os municipalistas explicam que a baixa arrecadação neste ano, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), piora a situação.
 


Informações extraídas de http://camocimimparcial.blogspot.com.br/ e  http://aprece.org.br/com adaptações de Georzito Ferreira Inácio;