sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeita de Ibaretama participa do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas do Ceará com Ministros e o Governador

Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes  e Prefeita de Ibaretama, Elíria Maria Freitas de Queiroz;
A Prefeita de Ibaretama, Elíria Maria Freitas de Queiroz em companhia de seus secretários de Administração (Karpegeanne Vieira) e Saúde (Rívia Soares) após entrevista a uma emissora de rádio no maciço de Baturité na manhã de hoje (22) seguiu para a capital alencarina onde participou do encontro realizado no Centro de Convenções em Fortaleza na avenida Washington Soares.

Para a prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, presente na solenidade, o encontro foi de grande valia, “Não é todo dia que temos a oportunidade de estarmos tão próximos e sermos atendidos pelos governo federal e estadual, ambos implementando políticas públicas voltadas ao bem estar do cidadão”.

Na oportunidade o Governo Federal reforçou parcerias com municípios cearenses no encontro com novos prefeitos e prefeitas. O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, promoveu nesta sexta-feira (24/5), no Centro de Eventos do Ceará, a 10ª edição do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. 

A conferência reuniu gestores federais, estaduais e municipais com objetivo de aproximar as instâncias governamentais, orientando questões relativas a programas, ações e financiamentos. Além de palestras e oficinas, foi disponibilizado atendimento individual de técnicos e representantes de mais de dez Ministérios aos 142 prefeitos de cidades do Ceará.

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, presente na solenidade, a iniciativa do Governo Federal é importante na medida em que desburocratiza processos. “Em vez de estarmos com as malas prontas para Brasília, o Governo Federal vem para cá. Esse é o efeito simbólico, mas o efeito prático é tratarmos com serenidade as questões importantes para o povo do Ceará”, afirmou.

Durante o evento, Roberto Cládio tratou sobre a reforma do Mercado da Aerolândia com Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional. “O projeto de reforma já está cadastrado no Ministério da Integração. Nas próximas semanas, possivelmente, o Ministro deve encaminhar o processo para análise e, em seguida, já iniciar o processo de licitação. Esse Encontro acaba ofertando oportunidades como essas”, pontuou.
Prefeita Elíria Queiroz e à sua direita, Karpegeanne Vieira, secretário de administração.

O Governador Cid Gomes destacou que há muitos desafios para as gestões municipais, sobretudo nas regiões afetadas pela seca. “Quando você junta esforços do Governo Federal, Estadual e Prefeitura, as ações são otimizadas, você consegue alcançar um resultado mais eficiente. Com economia de recursos públicos e, portanto, com mais eficiência para a população”.

Foi criado, na noite da quinta-feira (23 de maio), o Fórum de Gestores Federais, instância que pretende agilizar a solução de questões de interesse de municípios e do Estado com a União. “Vamos reforçar junto ao Governo do Estado e à Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) as equipes técnicas que possam melhorar o atendimento e a gestão da prefeituras”, disse Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. “A ordem da Presidenta Dilma Rousseff é uma só: que não deixe nenhuma das prefeituras do Ceará de fora dos programas do Governo Federal”, completou.

Combate à seca

Nos pronunciamentos feitos pela manhã, os quatro ministros presentes (Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais; Fernando Bezerra, ministro da Integração Nacional; Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário e Leônidas Cristino, ministro dos Portos) apresentaram informações sobre programas de combate à estiagem que afeta o Nordeste, como o Plano Safra, a utilização dos carros-pipa, a construção de cisternas e o programa Água para Todos. Também convocaram os gestores municipais a estimularem a agricultura familiar.

Prefeita de Ibaretama e Prefeito de Fortaleza;
O Ministério do Desenvolvimento Agrário ainda entregou 38 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras para 72 prefeitos cearenses, ação que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento totaliza R$ 18 milhões. Além dessas máquinas, cada um dos 1.415 municípios do Semiárido receberão ainda um caminhão-caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, no início de 2013.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
(AG)