sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EM IBARETAMA 10.253 eleitores foram às urnas


Por Georzito Ferreira Inácio;

ELÍRIA ENTRA PARA A HISTÓRIA COMO A CAMPEÃ DE VOTOS, VEJA TAMBÉM O QUADRO DO LEGISLATIVO DE IBARETAMA EM 2013

Elíria consegue um feito na história da política ibaretamense, ganha com diferença superior a hum mil e duzentos (1200) votos, fato raro na política local, tendo em vista pleitos anteriores onde a diferença era mínima.

Ao todo, 10.253 ibaretamenses compareceram às urnas. Das 35 seções, Elíria ganhou em 27, um aproveitamento percentual em torno de 77,15%. Élíria consegue ainda outro fato inédito, vencer na sede, coisa que nunca havia acontecido ao grupo a qual pertence.

No Poder Legislativo, na casa do povo, a renovação se fez presente. Os novatos representam percentualmente falando, mais de 80% da nova composição.

Dos onze (11) vereadores atuais, apenas dois (2) conseguiram ser reeleitos, foram eles: o presidente Carliando, (com 706 votos, o 3º mais votado) e o ex-vereador, atualmente suplente que no decorrer deste ano chegou a assumir, o Sr. Cláudio de Paula (com 426 votos).

Dos novatos, dois representam a força política de outros dois veteranos, o jovem Welton Sidney, sobrinho do vereador Joverlane Neles, esposo da vice-prefeita eleita Vanderlene. O jovem Igor, filho de uma das grandes lideranças políticas do município, vereador desde o primeiro ano de emancipação política de Ibaretama, o Sr. José Maria da Cunha, mais conhecido como Bebé do Poeirão, ambos os jovens pertencentes ao Distrito de Pedra e Cal.

Da nova composição temos:
Tereza Carla - Carlinha do Hospital – A campeã de votos (906), funcionária pública municipal , atua na área da saúde, reside na sede do município, casada, viveu sua infância, adolescência e juventude na localidade Posto São Paulo, filha do Sr. Adauto Valentim e D. Terezinha.

Welton Sidney – Motorista, residente no sítio Trapiá, distrito de Pedra e Cal, representa a força jovem na Câmara, é sobrinho de Joverlane Neles, filho de Everardo e Baquinha. Obteve 785 votos.

Carliando Almeida – Atual presidente da Câmara, segue para o seu terceiro mandato, representa uma das grandes lideranças do Distrito de Piranjí e João Gonçalves, professor municipal. Obteve 706 votos.

Igor Cunha – Jovem desportista, motorista, residente no Distrito de Pedra e Cal, filho do ex- vereador Bebé. Obteve 614 votos.

Elis Regina - Regina Sousa – Representa a força jovem feminina do Distrito de Nova Vida, esposa do Dr. Tiago, estréia na política de forma vitoriosa. Obteve 577 votos.

Lucílio Saturnino - Til – Representando o distrito de Nova Vida, volta ao cenário político depois de já ter exercido um mandato de vereador, força eterna petista no município. Obteve 542 votos.

Valberleno Lopes – Surpreendendo a muitos, o representante da localidade de Serrote Branco, Timbaúba, estréia com o pé direito na política, é filho do Sr. Otávio, irmão do ex- vereador Chico do Otávio e sobrinho do ex- prefeito José Urçulino de Melo, o Zé Joaquim. Valberleno surge como uma nova força política na região. Obteve 465 votos.

Cláudio de Paula – Vereador veterano, volta a ocupar uma cadeira no Legislativo, é representante do Distrito de Piranjí. Reside na localidade de Barro Vermelho, onde se consagra como grande líder político. Obteve 426 votos.

Analice Cavalcante – Analice - funcionária pública municipal, atua na área da saúde, é suplente de vereador, reside no distrito de Piranjí, cunhada do ex-vereador Rigoberto Queiroz, chega ao legislativo em sua segunda tentativa. Representa o distrito de Piranjí, a localidade de Triunfo e surge como uma nova força política. Obteve 377 votos.